SuelyMilanez.com.br - Logo Suely Milanez

HOME | SERVIÇOS | SUELY MILANEZ | CURSOS | DEPOIMENTOS | NOTICIAS & PUBLICAÇÕES | CONTATO

Saiba o mínimo sobre o mundo digital nas seleções. Aprenda na prática com este artigo.

Competências digitais para candidatos

Aprenda agora como desenvolver!

Uma revolução tecnológica aconteceu no universo de recrutamento e seleção e deixou muitos candidatos perdidos, sem saberem como alcançar as vagas. A capacidade em explorar, para muitos, ficou por muito tempo adormecida, por estarem há muito tempo dentro de uma mesma organização. O desligamento inesperado trouxe diversas provocações, e talvez a principal delas seja a necessidade de atualização dos recursos digitais para serem vistos e se candidatarem as vagas.

Esse conteúdo certamente irá te ajudar a recomeçar de uma maneira atual e moderna. É preciso se desafiar a praticar as atividades para se desenvolver e ter em mente que: ” o que você não tem é pelo que você não sabe.” Então vamos aprender?

COMECE APRENDENDO SOBRE OS MECANISMOS DE BUSCAS X SEU CURRÍCULO NO RANKING

Basicamente todo mecanismo de busca na internet e plataformas de currículos funcionam por meio de filtros e palavras chaves. Quando você vai ao Google buscar por algo que não conhece, você geralmente digita “o que é palavra-chave” esta palavra vai te levar até o conteúdo que está buscando. Se você quiser ver os conteúdos mais atuais, poderá usar o filtro “ferramenta” em seguida “em qualquer data” e escolhe o período que gostaria de receber a informação sobre a sua busca pelo conteúdo. Assim, você experimentou um filtro e uma busca por palavra chave.

Assim funciona o recrutamento hoje em dia. O seu currículo é cadastrado numa plataforma em que o recrutador irá usar palavras ou filtros para identificar os candidatos que possuem o perfil da vaga que ele está trabalhando. Se você não tem as palavras chaves da sua área de atuação no seu currículo, provavelmente você não será encontrado e talvez o seu perfil do LinkedIn também não receba tantas visitas deste público por, você não aparecer nas pesquisas que eles realizam na plataforma, utilizando o mesmo mecanismo: Filtro e palavras chaves.

Atividade para desenvolver esta competência:

Pesquise sobre SEO e depois aprofunde numa busca incansável sobre as palavras chaves mais utilizadas na sua área de atuação. Se aproprie dos sinônimos e das variações das palavras.

PREPARE-SE PARA SE ABRIR PARA O NOVO

Conhecer sites novos para cadastrar seu currículo, além daqueles mais antigos e tradicionais que ainda não utilizam da alta tecnologia para favorecer a rapidez do processo seletivo para as empresas que prezam pela agilidade por meio de testes online, vídeos e contatos iniciais realizados com robôs. Esse passo irá te posicionar em um lugar que poucos estão, devido à resistência em aceitar novos conceitos.

Poucos profissionais quebram o paradigma do tradicionalismo, muitos ainda buscam por vagas como antigamente e ainda existem plataformas de cadastros de currículos funcionando como antigamente. O diferencial é aquele candidato que sabe explorar e conhecer novos métodos. Você não precisa deixar de se cadastrar nos sites mais antigos, mas com certeza precisa se cadastrar nos novos.

Atividade para desenvolver esta competência:

Faça uma pesquisa aprofundada sobre os novos sites de cadastros de currículos, as novas metodologias que a tecnologia trouxe para o recrutamento e seleção, a chegada dos vídeos como facilitadores do processo, as novas consultorias de RH que trabalham apenas remotamente e tudo é online, visite também os sites das empresas que você gostaria de trabalhar e se cadastre.

APRENDA A LIDAR COM UMA CÂMERA 

Ter intimidade com este mecanismo de comunicação é fundamental nos dias de hoje. A maioria das pessoas fizeram uma vídeo-chamada nos últimos 3 meses para conversar com amigos, família, fazer consultas, participar de aulas, etc. A capacidade em manusear uma câmera, saber se posicionar em frente a ela, com a distância adequada, usar fones de ouvidos para se comunicar com clareza e ouvir bem, é fundamental.

Hoje em dia é preciso gravar o vídeo currículo ou vídeo apresentação, responder perguntas gravando um vídeo dentro de uma plataforma, atender o recrutador que liga em vídeo chamada pelo whatsapp.

Atividade para desenvolver esta competência:

Treine. Grave vídeos contando sua história profissional e se assista. Observe se conta os principais pontos da carreira, se sabe evidenciar os resultados, se “dá branco,” se fica nervoso, se olha para o lado ou para baixo ao invés de olhar para a câmera e gerar conexão com quem assiste.

A única forma de acertar é errando, então é preciso treinar. Conheça os aplicativos mais comuns para realizar vídeo conferência e entrevistas: Skype, WhatsApp, Teams, Zoom, Google Meetings e já deixe sua conta ativada no seu celular ou computador.

TENHA ABERTURA MENTAL E FLEXIBILIDADE PARA OPERAR DIFERENTES FERRAMENTAS E APLICATIVOS.

Dificilmente o modelo de trabalho voltará 100% ao que era antes. Várias pesquisas já estão disponíveis na internet reforçando a preferência das empresas, principalmente devido a redução de custos e a preferência dos profissionais. Esse é um caminho sem volta, então é preciso ter abertura mental para receber a tecnologia no dia a dia de trabalho e facilitar a realização, facilitar a comunicação com a equipe, o acompanhamento de projetos, etc.

As plataformas online e de compartilhamento, como os drives (nuvens), servem para atualizar arquivos, fazer uploads, downloads. Além das ferramentas complementares como os digitalizadores de arquivos pela câmera do celular por meio de aplicativos próprios para isso, os aplicativos que geram assinaturas digitais em documentos oficiais (formais) excluindo a necessidade de imprimir documentos para serem assinados, a criação de PDFs, organização de documentos como excluir e incluir páginas.

Além disso, o profissional precisa desenvolver a capacidade de usar vários canais de comunicação ao mesmo tempo para otimizar a comunicação com o mundo e a sua equipe de trabalho. Vale chats, áudios, vídeos curtos e explicativos, etc.

Atividade para desenvolver esta competência:

Assista vídeos no Youtube sobre estes temas. Existem listas prontas para facilitar o trabalho online. Eu, por exemplo, uso o aplicativo CamScanner, Adobe para assinar documentos sem imprimir, impressora PDF para transformar o word em PDF e o I love PDF para editar meus PDFs (dá um google!).

POR FIM, ADOTE UMA ETIQUETA DIGITAL

A verdade que prevalece nas redes sociais hoje é:

“Quem não é visto, não é lembrado”

Para o bem o para o mal. Uma competência muito requerida neste mundo digital é o networking ou relacionamento só que agora, online. Para se relacionar é preciso se comunicar, mas nem sempre esta competência é usada a favor da carreira do profissional. A descoberta de que se pode falar o que quiser e expressar opiniões sem pudor nas redes sociais, tem sido um verdadeiro tiro no pé para quem está em recolocação. Aqui a autorresponsabilidade deveria ditar o ritmo de publicações, comentários, compartilhamentos, mas nem sempre é assim. Falam mal dos gestores, das empresas, dos RHs, dos recrutadores e no final, há um questionamento do por que foi reprovado na seleção. Se você tem este comportamento, observe os resultados que tem alcançado.

As redes sociais viraram uma verdadeira vitrine, todo estão online, desde os recrutadores como os gestores, que nos enviam o print da tela de um comentário que ele não gostou, feito por um candidato na rede e neste momento ele perde o interesse pelo candidato.

Até mesmo quem não está presente nas redes, se expõe de certa forma, passando o recado de que não está aberto a tecnologia e ao relacionamento (postura que precisa ser repensada para quem quer se recolocar). O networking é a maior fonte de oportunidades neste momento.

Na prática o profissional deve se comportar online como ele é pessoalmente e não criar um personagem para o online, o que é muito comum.

Atividade para desenvolver esta competência:

Observe se a postura que tem nos relacionamentos online é adequada a quem você é e quer ser reconhecido na sua carreira. Se você naturalmente não gosta de se relacionar, se esforce.

Questione se o comentário ou conteúdo que irá produzir irá agregar para alguém, irá fortalecer sua imagem profissional ou estará diretamente relacionado ao seu objetivo profissional no momento. Ouça os feedbacks de quem está perto de você e pondere.

Percebe como estas competências podem te ajudar a ter melhor performance nos processos seletivos, além de facilitar o alcance às oportunidades que existem?

Quero ver você recolocado! Pratique!

Suely Milanez

www.suelymilanez.com.br

Copyright © Suely Milanez
Contato ➪ 61 98402 – 0582
Orgulhosamente desenvolvido por WEBSITENOVO.com | para Pessoas & Empresas