Entrevista de Emprego - Nunca comece a responder uma pergunta durante a avaliação, revelando um problema pessoal.

Em diversos momentos da vida, parece que tudo acontece ao mesmo tempo e você pode ser chamado para uma entrevista de emprego, vivendo um problema pessoal, neste momento, você precisa entender se tem condição emocional para ser avaliado para evitar cometer erros graves e ser eliminado da seleção e ficar “queimado” naquela empresa que tanto queria trabalhar.

Outro dia durante uma entrevista de emprego perguntei: Me me fale um pouco sobre você, quero te conhecer melhor. E o candidato resolveu começar a resposta contando sobre uma situação de conflito que estava vivendo como inquilino x proprietário da casa que mora.

Usou o tempo de resposta que poderia se “vender” para falar de uma situação sem contexto. Revelando despreparo.

Nunca comece a responder uma pergunta de entrevista revelando um problema e, principalmente, um problema que não tem contexto com a pergunta realizada.​

Estava em um treino para entrevista de emprego perguntei ao cliente: Me conte como você acompanha as metas e resultados da equipe que estão em outras cidades? E ele começou dizendo que a pandemia atrapalhou um pouco.

Neste caso em que estávamos em treinamento a orientação foi: responde primeiro a pergunta contando exatamente como faz (positivamente) e depois conte os dificultadores (negativos) e como resolveu ou minimizou o impacto. A pandemia não é mais uma novidade nas narrativas sobre carreira e realmente impactou muito nas funções, mas foi preciso sobressair a este problema para continuar realizando a gestão, o trabalho.

Aqui a ordem dos fatores realmente impacta no produto. Você prepara o avaliador para receber a narrativa e não o deixa pensar o que quiser sobre você, por que você estará conduzindo a resposta, entendeu?

Neste momento o pensar o que quiser sobre você, significa: “que candidato negativo, não vai saber lidar com a pressão” ou “ele não vai conseguir fazer gestão remota, já está reclamando” ou ainda, “não foi isso que perguntei, acho que ele não entendeu a pergunta… vou interromper”… e assim a eliminação começa a acontecer, por que outros candidatos estarão melhor preparados para as perguntas.

Outro dia em conversa com um amigo que também estava participando de seleções ele disse: “Os critérios das avalições mudaram nas seleções, são mais fases e as perguntas estão mais complexas.” Tive que concordar, isso é um fato… a régua subiu! Realmente encontramos candidatos preparados e dispostos a percorrerem as etapas de seleção para alcançar a posição, mas também, existem os outros que caíram de paraquedas na avaliação… reclamam das fases ao invés de se preparar para concorrer.

E o que acontece é: entram nas vagas o que estão melhor preparados, treinados e dispostos a enfrentar a competividade.

Então, treine para a fase de entrevista. Não entre em campo sem o treino! Você pode ter um excelente desempenho ao reconhecer o que você não sabe que não sabe. 

Copyright © Suely Milanez
Contato ➪ 61 98402 – 0582
Orgulhosamente desenvolvido por WEBSITENOVO.com | para Pessoas & Empresas